Grupo músical aborígene Siberiano ОТУКЕН

Se os vídeos das sua músicas tornaram-se virais por causa dos dotes representativos do grupo que levam-nos a estar em sintonia com o mundo e que nos possibilita um exercício único de alteridade. Nas diversas trocas de correspondência que eu tive com este grupo musical  fiquei com a consciência de que para os  Otyken, a representação e a interpretação é concebida como auge de todo o seu processo pedagógico e criativo , onde a  exibição  é aprendida, ensaiada e incorporada nas suas raízes culturais.

A globalização através das redes sociais foi uma oportunidades e uma das "saída para o mundo" do grupo Otyken  através da antropologia da performance; intervenção social; música e performance da sua música.

O Otyken é um grupo de música aborígene da Sibéria que conjuga  uma maravilhosa sonoridade dos seus instrumentos musicais tradicionais com apoio de alguns  arranjos modernos! 

Otyken é composto por:

Solista (Vocal) - Azyan

Baixo-guitarra (instrumentos de cordas) - Altynai

Harpa judaica (vargan, khomus), recitativa - Aisylu

Harpa judaica (vargan, khomus), recitativa - Cveta

Canto da garganta, chaves - Achity

Canto da garganta, saxofone - Evgeniy

Tambor, tambourine – Maya


É este própolis  de talento e juventude que através do seu canto harmônico e único evita a contaminação do mundo discográfico empresarial  no seu cancioneiro popular.

Os seus  dotes  vocais especiais, os  sons encantados e encantadores dos  Khomus levam-nos até  às florestas boreais de Taiga!

Apesar das suas interpretações serem em língua Russa e Khakas a conjugação terapêutica da sua energia e cores e sons  levam-nos a uma interpretação e compreensão visual multicultural.

Os músicos   (Chulyms)  vivem no vale do rio Chulym, no centro-sul da Ásia, desde o final dos anos 1500, quando seus ancestrais foram forçados a deixar o território tártaro da Sibéria Ocidental. Uma vez estabelecidos no vale do rio Chulym, eles se misturaram com outros povos turcos e eventualmente se tornaram o grupo conhecido como Chulym ou Chulym Tatar.

E a  música é um dos veículos  de  transporte que nos leva  até ao quotidiano habitual deste povo.


Recolher ervas e pinhas, percorrer a taiga selvagem para a caça, trabalhar no apiário e preparar os apetrechos para a pesca nocturna são algumas das tarefas que estão amplamente representadas no reportório deste grupo.

O grupo Otyken  conta com a sua participação em diversos festivais internacionais onde com o  poder mágico de sua música dos seus trajes e cores é a medicação natural para a nossa alma através das suas vibrações melódicas que coloca o nosso corpo  em transe!


Obrigado pelo envio das imagens e do  reportório musical e fica a promessa de uma futura visita para uma partilha cultural e de saborear o vosso mel.

Vitor Dias 

Comentários

Mensagens populares